De acordo com Jung,a prática da Psicologia se assemelha a obra alquímica pois envolve a transformação dos sujeitos envolvidos visando atingir um novo nivel ( indicati aurum ou transformar em ouro)

Transformação e mudança são os principais elementos que o psicólogo tem a oferecer em qualquer que seja a sua área de atuação,seja na escola,na clínica,nas organizações ou qualquer lugar que estejamos nossa missão é acima de tudo que sejamos sempre os potencializadores e catalizadores dos sujeitos com os quais lidamos.

Que tenhamos sempre a certeza de que nosso trabalho é apenas mediar essas transformações,pois o lugar que ocupamos é muito fantasioso.Somos os magos e xamãs que falam direto ao espírito e alma humana,mas diferente dessas figuras que eram sempre tidas como seres iluminados e superiores,espero que nos lembremos sempre daquela frase do Jung que termina em seja apenas outra alma humana,para percebermos que não podemos nunca nos colocarmos acima de quem quer seja,e que sejamos tão transformados pela nossa prática quanto quem tem contato conosco.

Que a nossa prática seja sempre norteada pela noção de que a Psicologia enquanto ciência é extremamente necessária e que a tratemos com o devido rigor e ética.

Que percebamos que nosso objeto de trabalho e estudo é plural e diverso,e querer reduzir tudo a uma única Psicologia significa deixar de pensar no ser humano e em todas as suas manifestações que aparecem de diversos modos distintos e nunca vão caber nos números,dados,papers,congressos e livros.

E que independente da linha teórica, estejamos sempre conscientes de que estamos todos tentando dar conta de entender esse universo de possibilidades que se apresenta como ser humano ,e que quanto mais olhares distintos,quanto mais pontos de vista mais chance a gente tem de estar fazendo Psicologia do jeito certo, respeitando as diferenças e subjetividades.

Que jamais esqueçamos da nossa responsabilidade social enquanto psicólogos, e do juramento que fizemos

” COMO PSICÓLOGO, EU ME COMPROMETO A COLOCAR MINHA PROFISSÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, PAUTANDO MEU TRABALHO NOS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TÉCNICA E DO RIGOR ÉTICO. POR MEIO DO MEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL, CONTRIBUIREI PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E PROFISSÃO NA DIREÇÃO DAS DEMANDAS DA SOCIEDADE, PROMOVENDO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE CADA SUJEITO E DE TODOS OS CIDADÃOS E INSTITUIÇÕES”.

Lembremos sempre que muito embora a Psicologia seja uma profissão e prestemos um serviço tenhamos o bom senso de não mercantilizar nossa pratica ou os sujeitos os quais recorrem a nós

Que nossa prática sempre almeje a transformação!

Nosso símbolo é uma alusão ao caduceu do deus Hermes,um deus que transitava entre o mundo dos deuses e dos homens, e a nós analogamente é garantido poder semelhante, com nossos saberes caminhamos no crepúsculo entre os sujeitos e todos os deuses e demônios que habitam seu interior.

Nos comunicamos com essas formas sejam como as potencialidades a serem desenvolvidas ou os sintomas apresentados e assim como Hermes podemos guiar e ajudar a redirecionar esses sujeitos.

Existe uma beleza enorme na nossa área, e que não nos esqueçamos de que devemos ser sempre a mais humana de todas as ciências.

Parabéns a todos os colegas, já graduados ou não,e que com o título psicólogo venha sempre a responsabilidade da transformação e reflexão sobre que Psicologia nós construímos.

Gratidão a todos os mestres, pacientes e colegas no caminho que me fazem perceber a Psicologia dessa forma.

Cordialmente Jordan Vieira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: